segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Abóbodas de monumentos de Paris











Ficamos sem saber se olhávamos para as paredes ou para os tetos dos museus e igrejas visitados. Pessoalmente, achei que as obras dos tetos (abóbodas) eram muito mais magníficas e não me cansava de ficar olhando para cima. Dêem uma olhada também.

Vitrai de Notre-Dame - Paris






Uma pequena amostra dos vitrais da Catedral de Notre-Dame.

E então... PARIS!!!!!!!!!!









20/09 - Chegamos à famosa Paris! Imensa, bonita, trânsito louco e muito ponto turístico para visitar em pouco tempo. Apesar de termos chegado tarde, fomos visitar o Arco do Triunfo e a Torre Eiffel. Ficamos deslumbrados com a magnitude da Torre. À noite, iluminada de azul, esbanja brilho e grandeza, onde do alto, vemos toda a cidade. Fizemos um tour pelas infinitas praças e monumentos, oportunidade em que constatamos a beleza da iluminação e a suntuosidade dos monumentos.
No dia seguinte saímos cedo e passamos o dia conhecendo a Catedral de Notre-Dame (lembra-se do Corcunda-Quasimodo?) e o Panthéon (igreja de concentração das sepulturas de célebres personalidades como Voltaire, Russeau, Émile Zola, Victor Hugo, Alexandre Dumas, e outros), monumentos imensos e que demandaram muito tempo de visitação. Depois voltamos à Torre para ver a cidade das alturas de seu monumento. São 3 andares, sendo o terceiro a 276 metros acima do solo e o frio e o vento que se sente lá em cima exigem uns acessórios a mais, tipo a máscara de terrorista que eu estou usando.
Finalmente, para completar a terceira noite de estada na Cidade, fomos ao Museu do Louvre, meio mundo de museu, com 30.000 obras a serem vistas e humanamente impossível com o tempo que tínhamos. Elegemos a ala da Mona Lisa, da Vênus de Milo, da Pietá, dentre outras obras maravilhosas que não poderiam ser fotografadas em razão da quantidade. Em frente à Pirâmide de Vidro me senti o verdadeiro Tom Hanks no filme "O Código da Vinci".
Foi uma experiência única e difícil de transmitir em tão pouco espaço e com tantas fotos para mostrar. Vale a pena visitar Paris!!!

Vitrais de St. Michel - Bordeaux







19/09 - Basilique St. Michel - Visitamos a obra desta igreja iniciada em 1350 e concluída 200 anos mais tarde.
É imensa e apresenta uma infinidade de vitraux maravilhosos, que estão ai nas fotos.

Chegada na França: Bordeaux







18/09 - Fizemos aproximadamente 1000 Km para chegar à França. Na noite de 17/09 dormimos em Los Arcos (Espanha) e chegamos à maior região vinícola do mundo: Bordeaux. É uma cidade razoável em tamanho, porém com grande movimento de pessoas, carros, bondes, tudo disputando espaço entre as ruas e becos. Ficamos 2 noites na cidade, o suficiente para se ter uma idéia de seus pontos turísticos e de ver a abundância de plantações de uva. Fomos a um povoado chamado St. Emilion, que é completamente cercado de vinhedos. A época é de colheita e os pés estão carregadíssimos de uvas maduras. É muito bonito!
Bordeaux vive do transporte de vinho e o movimento portuário é bastante grande. À noite a cidade muito colorida, cheia de luminárias coloridas e muito bem elaboradas.